Vereadores INDEPENDENTES ou simples pessoas OBEDIENTES?
- Marcio Nolasco
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Nesta segunda feira (31) completamos três meses ou o primeiro trimestre dos atuais mandatos das câmaras municipais dos 5.571 municípios do território nacional.
Acompanhando as notícias políticas na imprensa estadual e nacional, mais as postagens dos portais oficiais do TRE, TCE, MP e de Órgãos públicos como prefeituras e das próprias câmaras de vereadores das cidades brasileiras, podemos observar que ainda temos nos legislativos municipais um vício político enraizado na mente de muitos vereadores e que fazem parte do viciante ciclo "perigoso" do corporativismo politico.

Me refiro aqui ao comportamento de muitos vereadores (temos muitas exceções sem dúvida alguma, não podemos generalizar), e principalmente agora pós resultado das eleições municipais de 2024 já tivemos tempo suficiente para observarmos quem são cada um de nossos vereadores e seus atos de obediência aos chefes dos poderes executivos municipais - os prefeitos.
Indubitavelmente é impressionante que ainda temos em nossas câmaras municipais parlamentares, ou aspirantes para parlamentares que se deixam ser manipulados por favores recebidos dos prefeitos, como, cargos comissionados para familiares ou alguma outra indicação, troca de "afetos políticos" por alguma conquista de baixo calibre conseguida, mais que nas redes sociais se tornam algo grandioso para o publico menos "instruído politicamente". Aliás cabe aqui a observação, vereador não é digital influencer.
Vereadores que tem o "rabo preso" com os prefeitos de suas cidades, não tem moral para entrar em uma "dividida" entre legislativo e executivo quando se faz necessário. Estas pessoas obedientes que não são vereadores independentes tem "medo" que suas indicações ou familiares ou as suas "trocas de favores" alinhadas com seus prefeitos, acabem prejudicando suas receitas bem como sua moral que deixou de ser intocável quando se venderam aos chefes dos poderes executivos locais, "seus prefeitos amados", e neste caso para deixar claro, para estes vereadores obedientes os presidentes das câmaras municipais são apenas coadjuvantes secundários no sistema político de suas cidades... e é assim que é, basta observarmos com olhares mais atentos...
Este escarnio politico fica ainda mais evidente quando vemos nas sessões ordinárias de nossas câmaras, vereadores votando contra propostas ou requisições ao executivo que visam esclarecimentos do uso do dinheiro público, indo contra sua principal prerrogativa de fiscalização ao executivo, outros ainda assinam a favor de requerimentos ou projetos que eles mesmos são contra - agem como no efeito manada, vão atrás de todos mesmo que sejam contras, ou seja, são vereadores sem personalidade política própria ou os "marias vão com as outras", dando a entender de forma escancarada uma "proteção" aos prefeitos.
E qual será o motivo ou os motivos que levam alguns (deixo claro novamente que não são todos) vereadores a agirem desta forma? Simples, como já mencionei SÃO OBEDIENTES E NÃO HOMENS E MULHERES INDEPENDENTES... Não servem para estarem sentados nas cadeiras das câmaras municipais, definitivamente não servem...
Vereador tem que ter decisão própria e ir a favor de seus princípios da racionalidade, igualdade e o princípio da moralidade, vereador não é office boy de prefeito - Marcio Nolasco.
A única herança que um vereador deixa é seu legado de conquistas em prol à população, fora isso seus atos de obediência incondicional aos prefeitos fazem com que os eleitores troquem as peças deste jogo político de favores em benefício de meia dúzia de pessoas em sua volta, indo contra os interesses de milhares de cidadãos de suas cidades... 1 pra mim zero para você, 2 pra mim zero para vocês...
Quando de seu discurso nas sessões o vereador fala "tenho certeza que nosso prefeito faz um bom trabalho", "nosso prefeito não mede esforços...", "nosso prefeito esta transformado nossa cidade em algo lindo", "estive com nosso prefeito e sei que ele trabalha somente para o povo", "nosso prefeito é um homem de Deus, da família (dele) e da população", podem ter certeza que este vereador esta na folha de pagamento do executivo municipal não de forma direta, mais indiretamente com trocas de favores ou com cargos para familiares, parentes e ou amigos indicados...
E já saibam os eleitores, que estes vereadores neste perfil de OBEDIENTES, lá num futuro próximo assim que passar mais 3 anos e 9 meses, vão ganhar cargos ou uma "boquinha" com salário comissionado em algum órgão público ou secretaria municipal ou até estadual... é assim que é... alguns ainda vão reclamar do cargo ganho por acharem a função "meia boca".
Observem... e pensem nisso, acompanhe as sessões de nossas câmaras municipais, cobrem nossos vereadores, eles foram eleitos para fiscalizar o executivo e trabalhar para defender os interesses da população, não para serem obedientes e trabalhar para o seu prefeito lindão!!
Comentários