Visite a Câmara Municipal de Cianorte, procure o seu parlamentar, e cobre pelos seus serviços, é seu direto garantido por lei!
Caros leitores, a partir da próxima segunda feria (03/02), começam de fato as sessões ordinárias na Câmara Municipal de nossa Cianorte, e será deste dia em diante até o final de 2028 que realmente iremos saber quem é quem entre os nossos vereadores eleitos e para que estarão sentados na casa de leis com aval popular (voto).
Vamos entender antes:
Originário do grego antigo, a palavra vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. Os vereadores cianortenses, portanto, serão os que vereiam, trilham, ou orientam os caminhos.
Existe no português brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Portanto, os nossos vereadores terão a ligação entre o governo municipal e os cianortenses. Eles terão o poder de ouvir o que os seus eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara e fiscalizar se o nosso prefeito e seus secretários estão pondo essas demandas em prática.
Aos nossos vereadores caberá elaborarem as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. Serão esses vereadores até o final deste mandato que irão propor, discutir e aprovar as normas a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos cianortenses.
Também será dever dos nossos vereadores acompanhar as ações do Executivo (nosso prefeito), verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e sendo atendidas as normas legais.
A Constituição e a lei orgânica municipal estabelecem o que nossos vereadores podem e não podem fazer durante este mandato. Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões ou conversar com os vereadores em seus gabinetes. Se qualquer eleitor cianortense descobrir alguma irregularidade, pode fazer uma denúncia ao Ministério Público.
Nosso legislativo municipal:
Nossos vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e irão discutir e votar matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, saúde, segurança, meio ambiente, assistência social, habitação, linhas de ônibus e saneamento, obras públicas entre outros temas da cidade.
Cada um de nossos vereadores foi eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante de nossa população. Portanto, deverão propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo e não aos interesses apenas de grupos políticos, ou passarão a serem mais uma turma de vereadores OBEDIENTES E NÃO INDEPENDENTES.
Na câmara municipal de Cianorte os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à consideração do prefeito, que poderá vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando haver aprovação, os projetos serão publicados no diário oficial da cidade e virarão leis.
A fiscalização:
Além das votações, de nossos vereadores se espera que sejam INDEPENDENTES, eles também terão o poder e o dever de fiscalizar a administração municipal, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. Será dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.
Também são eles que julgarão as contas públicas da cidade, o que acontece todo ano, com a ajuda do tribunal de contas do estado - TCE PR que é o órgão que assessora na fiscalização do próprio Poder Legislativo Municipal.
Porque nossos vereadores se tornaram vereadores?
As pessoas que hoje são os nossos vereadores municipais, precisaram ter o seu domicílio eleitoral na cidade, um ano antes da eleição de 2024, além de todos estarem filiados a um partido político. Ademais precisavam ter nacionalidade brasileira, serem alfabetizados, estarem em dia com a Justiça Eleitoral, serem maior de dezoito anos e, caso sejam homens, terem certificados de reservista. Com estes requisitos esta garantido que eles não são iletrados ou inaptos ao cargo e suas funções
Além destes requisitos, nossos vereadores só estarão sentados nas cadeiras da câmara municipal porque nossos eleitores os colocaram lá, dessa forma cabe o respeito ao eleitorado e cumprir com as obrigações como parlamentares sérios e não obtusos aos anseios da população. Se algum de nossos vereadores for trabalhar com interesses voltados ao sistema e ao corporativismo politico, sugiro nem sentarem nas cadeiras da casa de leis cianortense.
Ainda é necessário que os nobres edis entendam que Cianorte não precisa e não tem mais tempo para atritos internos, é uma casa de leis e não a casa do BBB. Discussões e debates são bem vindos e enriquecem o direito democrático de cada cidadão, mais os representantes do povo não podem se achar "estrelas" ou pensarem que são mestrados em todos os assuntos, afrontamentos internos dentro da câmara municipal não trazem nenhum benefício para as questões externas onde o alvo é a prosperidade da sociedade cianortense.
Esta mais que na hora e no momento de Cianorte ter uma câmara municipal voltada aos trabalhos focados nos interesses da população. Não temos mais tempo para joguinhos políticos ou vereadores com "rabinho preso" com trocas de favores com o poder executivo ou com indicações de cargos comissionados para parentes, cônjuge e até filhos, vereadores não podem se vender ao sistema.
Precisamos na câmara municipal de Cianorte de vereadores HOMENS e MULHERES de caráter e de moral intocável, chega de meninos e meninas com medo de entrar em "dividida" com o poder executivo, se tivermos mais office boys e office girls em nossa câmara municipal é melhor renunciar já ao cargo que lhes foram permitidos com o voto democrático e respeitoso da população cianortense, população esta que os senhores(as) vereadores(as) eleitos(as) devem satisfação... A população ao que parece elegeu VEREADORES e não AMADORES!
Se o vereador é fiscal do poder executivo, ele não deve esquecer que o cidadão é quem fiscaliza o vereador - Marcio Nolasco
Vamos até 2028, desejando prosperidade e sucesso aos nossos nobres vereadores e vereadoras... Estaremos sempre acompanhando...
Fica a dica - Em 2024 os cianortenses renovaram 70% da casa de leis.
Kommentare