top of page
236a7e59341bcfaf7ecf8bd6ba51d866.gif

UE anuncia retaliação contra tarifas dos EUA sobre aço e alumínio

Foto do escritor: Marcio NolascoMarcio Nolasco

A União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (11) que adotará contramedidas a partir de 1º de abril em resposta às tarifas alfandegárias de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre importações de aço e alumínio.

 


"Como os Estados Unidos estão aplicando tarifas no valor de 28 bilhões de dólares (R$ 162,7 bilhões), estamos respondendo com contramedidas no valor de 26 bilhões de euros (R$ 163,8 bilhões)", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado.


Na nota oficial, a Comissão Europeia enfatizou que continua aberta ao diálogo. "Acreditamos firmemente que, em um mundo repleto de incertezas geopolíticas e econômicas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar nossas economias com tarifas", acrescentou von der Leyen.


As taxas de 25% impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o aço e o alumínio entraram em vigor nesta quarta-feira às 00h01 (21h de terça-feira no horário de Brasília), marcando uma nova escalada na guerra comercial entre os Estados Unidos e seus principais parceiros econômicos.


As novas tarifas afetam não apenas a União Europeia, mas também países como Canadá, China, Japão e Austrália. O governo norte-americano justifica a medida como uma forma de proteger a indústria siderúrgica dos EUA, que enfrenta uma concorrência crescente, especialmente da Ásia.



Atualmente, os Estados Unidos importam cerca de metade do aço e do alumínio que consomem, abastecendo setores essenciais como a indústria automotiva, aeronáutica, petroquímica e até mesmo a produção de bens de consumo básicos, como enlatados.


"As duas indústrias que mais utilizam aço nos Estados Unidos são o setor automotivo e a construção civil, tanto residencial quanto comercial", explicou Clarke Packard, pesquisador do think tank Cato Institute, à agência France-Presse.


Desde que assumiu o cargo, Donald Trump tem utilizado tarifas alfandegárias como ferramenta de negociação com parceiros comerciais, visando incentivar a produção industrial dentro dos EUA e aumentar a arrecadação federal.

Comments


21212121.png
WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page