Em todos os municípios do território nacional temos milhares de pré-candidatos para vereadores(as), porém nem todos sabem o real motivo porque colocaram seus nomes nessa disputa e nem todos os nomes tem condições de assumir um cargo com os deveres e obrigações que este exige por lei.
Em primeiro momento e sem travas na língua quero informar o que alguns ainda não entenderam, quais os deveres de um vereador.
Legislativo:
Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.
Na câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.
Fiscalização:
Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.
Também são os vereadores que julgam as contas públicas da cidade, o que acontece todo ano, com a ajuda do tribunal de contas municipal ou do tribunal de contas dos municípios (no caso dos estados da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo), que são órgãos que assessoram na fiscalização do próprio Poder Legislativo.
Dessa forma, se você é iletrado, sem estudo suficiente, ou sem discernimento de certo e errado, por favor não se iluda e não passe vergonha, desista enquanto ainda da tempo de fazer uma campanha e correr o risco se ser só mais um "bobo da corte".
Sobre os perfis de alguns pré-candidatos:
Pré-candidato de cabresto:
Pré-candidato de cabresto é aquele que não tem iniciativa própria e já vem embalado e pronto desde agora para ser OBEDIENTE e não INDEPENDENTE, já sai para campanha como office boy do pré-candidato para prefeito de sua cidade. A Intenção é o grupo político deste, fazer a grande maioria na Câmara, assim o futuro prefeito fica livre para voar com muita flexibilidade na sua gestão em relação ao poder legislativo.
Usando as mulheres:
Muitas pré-candidatas a vereadoras para estas eleições, foram "usadas" apenas para encher a cota de mulheres nas chapas e puxarem votos para a majoritária (prefeitos). Muitas foram iludidas com a possibilidade de se elegerem para o legislativo de sua cidade, porém todos (menos elas) sabem que mais de 90% delas não tem chances... é triste falar isso? Mais é a realidade, quer conferir? Vejam os nomes em sua cidade...
Pré-Candidato para reeleição:
Tai uma boa análise para você se fazer, caso você seja pré-candidato para reeleição, passados praticamente 4 anos de seu mandato a população de sua cidade já conhece bem sua atuação, ou como pintor do calendário municipal, ou como artista de humor em circo, ou como "pau mandado", você pode ter a sorte de ser reconhecido como um vereador realmente foi atuante nas causas sociais públicas, ou como um vereador que foi omisso e obediente ao sistema politico de sua cidade durante seu mandato... Não esqueça que se você fez 1000 ou 400 votos nas ultimas eleições e foi eleito, agora o jogo é outro e você tem mais de 100, 150, 200 ou mais nomes concorrendo com o seu. Seu nome que já é carimbado como vereador e já é conhecida a sua atuação como obediente ou independente como você deveria ter sido... agora vem o "troco popular" para muitos.
Detalhe, pare de demonstrar aos ventos que você como vereador em exercício ama o prefeito de sua cidade, isso pode até dar separação na sua vida conjugal e abalar a sua moral, o povo não tolera mais "puxa sacos".
Jogando com a sorte, na busca de um bom salário:
Parece que não mais é fato! Muitos se candidatam para vereador em busca de uma estabilidade financeira de no mínimo 4 anos! Se por lei vereador ganha-se apenas 1 salário mínimo não teríamos pretendentes ao cargo. Muitos que já são vereadores já dizem que um vereador devia ganhar 15 a 20 mil pois trabalham demais!!! Em muitos municípios brasileiros as Câmaras Legislativas se tornaram apenas "empresas com lucratividade alta".
Pré-candidato gato, que fica em cima do muro:
Se você é uma dessas pessoas que não consegue entrar em uma dividida e dar a sua opinião com clareza e independência para fatos sociais ou na vida política de sua cidade, desista agora mesmo de sua candidatura, pois na primeira situação polêmica politicamente que o legislativo de sua cidade precisar de seu voto e opinião, poderá ser despertado no seu interior o gato do muro, e você vai ficar em cima do muro sem opinar... Mais não se preocupe, nos dias dessas votações você pode pedir uma licença médica ou se ausentar por FALTA DE OPINIÃO E CONVICÇÃO PRÓPRIA. Pense bem nisso antes de prosseguir com sua campanha... não vá frustrar futuramente em uma sessão no legislativo as pessoas que lhe deram seus votos! Por favor, se você não tem moral e opinião própria, não seja vereador... pense muito bem nisso!! Afinal você vai carregar nos ombros o peso de uma sociedade inteira.
O Pré-candidato de Deus:
Ultimamente, talvez seguido pelas ideologias da politica nacional, onde se confundem politica com religião e religião com politica, muitos pré-candidatos falam em Deus em todas as suas frases, como se Deus fosse cabo eleitoral de algum candidato e se o próprio Deus tivesse alguma preferencia por um partido politico ou um determinado candidato para cargo político. Esta na hora de deixar de procurar ser uma pessoa santificada, aliás você deve decidir se quer entrar para o mundo religioso como sacerdote, pastor, padre, freira ou guru religioso, ou se deseja ser um representante do povo na Câmara Municipal de sua cidade. De Santo do Pau Oco o Brasil já tem demais e esta cheio!!
O pré-candidato eu fiz eu faço eu puxo mesmo:
Tem muita gente querendo ser vereador (a), porém não temos muitos bons nomes, vejam que na sua cidade por exemplo você pode ter entre 150 a 180 nomes na disputa, destes uns 15% são realmente aptos para ocuparem um assento na Câmara Municipal, outros são apenas coadjuvantes no pleito...
Outros tantos são bons candidatos, más o ECO pessoal inflado de muitos faz com que eles se tornem pessoas sem empatia com a população, pois carregam em seu discurso a linguagem do EU FIZ, EU FAÇO , EU SOU, EU TENHO O PODER, EU CONSEGUI, EU CONSIGO, EU ISSO, EU AQUILO E ADORAM PUXAR O SACO DO PREITO 24 HORAS POR DIA... Esse tipo de pré-candidato que vai pras redes sociais falar demasiadamente que ele é tudo, e que adora falar o nome do seu Prefeito, mais ainda adora sair em vídeos com o chefe do executivo de sua cidade, já se mostra mais um "pau mandado" e "puxa saco de carteirinha do executivo"...
Temos muitos pré-candidatos já indo para as ruas inaugurar obras e apresentar outras obras que em nada teve na pratica a sua participação, a não ser "a vontade e ilusão", isso é se iludir pra si mesmo.
É isso que você deseja ser na Câmara Municipal um ILUSIONISTA? E é isso que você eleitor deseja que seja o seu representante no Casa de Leis?
Meus caros leitores e pré-candidatos para estas eleições como vereadores, se na sua cidade a eleição for polarizada com a disputa apenas entre dois grupos políticos e dois nomes para o executivo, certamente que ambos os grupos já tem suas preferências para a formação do próximo legislativo municipal, inclusive com pretensão de nomes para Presidência da Câmara Municipal de sua cidade. Desta forma estamos desde já formando e definindo como será a navegação do executivo municipal.
Você sabe por exemplo, qual percentual dos votos válidos de sua cidade estariam dispostos a ajudar alguém como você nestas eleições? Pois é...
O percentual também é duvidoso para aqueles pré-candidatos que seguem ideologias ou convivem apenas com ambientes virtuais e não reais para quem deseja representar a REALIDADE na prática da vida social de seu município, vivemos um mundo real e não no Mundo das Maravilhas de Alice.
Reforço minha opinião que toda Câmara Municipal deve ser INDEPENDENTE e não OBEDIENTE, e isso só é possível quando os vereadores eleitos forem comprometidos com os anseios da população e não do sistema político e do corporativismo deste mesmo sistema politico municipal.
Conheço pessoas que eram contra muitas ações da Câmara Municipal e do Executivo de minha cidade, e hoje como vereadores já são a favor de tudo que se passa no sistema e estão totalmente afinados com os desejos deste sistema político e não mais com a sociedade... é a velha história do cordeiro que virou lobo! Ou quem já foi moldado pelo sistema a favor do mesmo...
Para terminar, pense muito bem antes de seguir em frente com sua campanha para vereador, saiba que sua integridade depende de você e não de seu grupo político. Suas chances de vencer são concretas somente caso você não tenha um histórico com pontos obscuros na trajetória de sua vida social ou na política caso você já seja um político.
E atenção, se você esta em uma cidade com população pequena, na ordem de menos de 100 mil habitantes por exemplo, saiba que a grande maioria ou até todos lhe conhecem, e conhecem sua trajetória, então NÃO CONTE MENTIRA PRA VOCÊ MESMO!!
E uma ultima pergunta que tenho pra lhe fazer:
Você é pré-candidato porque e para que? Por dinheiro, status, nome, posição social, ou você REALMENTE deseja ser uma pessoa pública em serviço da sociedade, trabalhando como um vereador(a) INDEPENDENTE e não OBEDIENTE...
Pense nisso...
Comments