top of page
Foto do escritorIvana Veraldo

Sobre o texto “Desbundei”

Depois da publicação da crônica “Desbundei”, veja aqui, recebi incontáveis retornos e percebi um recorte de gênero nos comentários.

 

Das mulheres que leram e me deram retorno, todas gostaram muito da criatividade e relataram que deram muitas risadas mas, disseram também que ficaram tristes e indignadas com o relato do ataque que sofri no ponto de ônibus. Essa solidariedade se deve ao fato de que muitas ou já sofreram esse tipo de assédio  ou conhecem mulheres que foram atacadas da mesma maneira. 



Dos homens que leram o texto e me deram retorno, todos, sem exceção,  disseram apenas que gostaram muito e deram risadas. Nenhum comentário sobre o relato do ataque.

 

Os leitores homens não se sensibilizaram porque nunca sofreram esse tipo de violência. Essa reação, ou não reação, é fruto da nossa cultura patriarcal e machista, que ainda é predominante na atualidade.

 

Constatar isso me fez pensar que, apesar dos muitos avanços que ocorreram no sentido de construir a igualdade de gênero, ainda temos um longo caminho a percorrer.

 

Com certeza há homens que se sensibilizam com esse tipo de situação.  Porém,  é preciso mais! A educação e a cultura têm papel preponderante nesse caminho.

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page