Já fui radicalmente contra as privatizações.
Hoje repensei a minha posição e sou favorável à privatização ampla. Lembrando que do Sarnei ao Bolsonaro, passando por Lula e Dilma, todos os governos privatizaram, anoto que o altíssimo índice de corrupção no setor público, e a absoluta falta de perspectivas qto a um controle eficaz dessas empresas, de sorte s garantir que elas sejam realmente do povo, a alternativa que resta hoje para dar um basta nessa promiscuidade é a privatização.
É enganoso o discurso de que essas empresas são do povo, elas não são do povo e não se distinguem na voracidade gananciosa pelo lucro das empresas privadas, pois não distribuem nenhum benefício especial para o povo.
O que ela são na verdade é um grande cabide de empregos, seus donos são os acionistas e conselheiros, a quem distribui lucros fabulosos e comissões exorbitantes. Não há notícias de que distribuam algum benefício ao povo, constantemente forçado a pagar tarifas exorbitantes pelos serviços de qualidade contestável que oferecem.
Além disso, os igualmente altíssimos salários e comissões que elas oferecem a seus diretores e conselheiros estão acessíveis apenas aos ungidos pela cúpula do poder. Dai, vale perguntar: no que essas empresas se distinguem da empresa privada para continuarem nas mãos do Estado? Que benefício oferecem ao povo para justificar o discurso de que são do povo?
Comments