top of page
454524649_893953452762227_5447793709562031495_n.jpg
Foto do escritorMarcio Nolasco

Por que uma vitória de Trump nas eleições americanas causaria preocupação na Europa?

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA poderá afetar as relações com a União Europeia em tópicos que vão do comércio à segurança e à ajuda à Ucrânia.


Com a votação a decorrer, existe a preocupação na Europa de que uma vitória de Donald Trump possa significar problemas para a União Europeia (UE) em questões que vão desde a segurança e ajuda à Ucrânia até às tarifas comerciais, segundo os analistas.

Enquanto a candidata democrata e vice-presidente Kamala Harris é vista como suscetível de manter o statu quo com a UE em tais questões, o ex-presidente republicano Trump tem criticado repetidamente o bloco e ameaçado acabar com os atuais laços entre a UE e os EUA.


A ajuda à Ucrânia após a invasão total da Rússia em fevereiro de 2022 será um dos pontos de discussão mais urgentes entre a UE e o próximo presidente dos EUA.

Washington concedeu a Kiev dezenas de milhares de milhões de dólares em assistência militar e financeira desde 2022.


No entanto, os republicanos estão cada vez mais divididos quanto à concessão de mais dinheiro à Ucrânia, enquanto Trump criticou repetidamente o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e recusou mesmo apoiar uma vitória de Kiev, sugerindo que poderia diminuir o apoio dos EUA se ganhasse as eleições.


"Um cenário é que Trump corte o fornecimento de armas à Ucrânia", disse Bart Szewczyk, analista do Fundo Marshall Alemão, em entrevista à Euronews.


Trump também disse que poderia acabar com o conflito, se fosse eleito, antes de tomar posse em janeiro, mas sem explicar como ou dar quaisquer detalhes.

Szewczyk disse que Trump poderá tentar chegar a um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, para conseguir um cessar-fogo e acabar com a guerra "à revelia dos ucranianos e dos europeus".


O mais provável é que a administração Trump continue a fornecer armas a Kiev, mas peça à Europa que pague a fatura. O apoio global da UE ao exército ucraniano está atualmente estimado em 43,5 mil milhões de euros, de acordo com dados do bloco, mas poderia aumentar para mais de 200 mil milhões de euros se esse cenário se tornasse realidade, disse Szewczyk.


O eurodeputado alemão advertiu que, em alternativa, é provável que haja "caos, uma mistura de tentativas de acordo de paz, fornecimento contínuo de armas, paragens e assim por diante, sem qualquer sentido".



sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page