Levantamento com Observatórios de 49 cidades revela números sobre compromisso dos candidatos com políticas de integridade, tendência de filosofia dos partidos e controle social indica a importância de renovação nos legislativos e executivos municipais
Em um universo de um pouco mais de 5 milhões de pessoas, 3,5 milhões de eleitores – de 49 cidades que tem Observatórios – foram às urnas no último dia 06 de outubro votar para o primeiro turno. Nesse processo eleitoral votaram para escolha de prefeitos, vereadores ou mesmo registrar votos em branco e nulos. Com a oportunidade eleitoral, o cidadão pode escolher nomes de candidatos e legendas que se comprometeram com políticas públicas de integridade, transparência, orçamento público e políticas de impacto na vida da população, conforme seus planos de governo.
Dentro desta amostra, reeleição parece ser algo que leva o cidadão a reflexão, a pesquisa revela que 73% são novos prefeitos e 49% não conseguiram reeleição quando tratamos de candidatos ao legislativo municipal.
Grande maioria dos prefeitos não foi reeleita nas cidades desta pesquisa
O impacto desta considerável renovação pode estar atrelado a muitos fatores, mas, entre eles, um fator que pode ter direcionado esse comportamento do eleitor é: fomento à transparência e à eficiência na Gestão Pública. Os Observatórios Sociais do Sistema OSB têm por prática o oferecimento de um modelo de Termo de Compromisso para candidatos a prefeito e a vereador com a intenção de que declarem seu comprometimento com políticas de transparência, integridade e eficiência na gestão pública. Nas 49 cidades da pesquisa 65 candidatos a prefeito e 417 postulantes a vereança assinaram o Termo de Compromisso oferecido pelos Observatórios do Sistema OSB e seus parceiros institucionais.
Um outro dado importante contribuiu para a promoção do voto consciente nessas cidades da pesquisa: 43% da amostra indica que os Observatórios realizaram atividades paralelas como panfletagens, caminhadas, visitas institucionais e palestras, com o objetivo de fortalecer entre a comunidade local a importância do voto e da participação cidadã no processo eleitoral.
Em tempos digitais, os Observatórios que participaram da pesquisa indicam que as redes sociais são, de fato, o espaço de maior impacto e diálogo com o cidadão:
56% das conexões foram por meio de Conteúdos Institucionais, campanha do Voto Consciente e fomento aos Termos de Compromisso para candidatos.
Para Roni Enara, Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil (Sistema OSB), o trabalho realizado pelos Observatórios nas cidades colabora para a reflexão do cidadão na hora de escolher seus candidatos; a valorização da cidadania e fomento à transparência e eficiência pública, fazem dessas iniciativas dos Observatórios uma boa e segura fonte para o eleitor:
“Com número tão grande e diverso de candidatos e perfis partidários, nem sempre o eleitor consegue ter conhecimento da vida política dos candidatos e tão pouco distinguir a legitimidade de suas propostas. Por isso, a atuação de entidades como os Observatórios Sociais pode ajudar a esclarecer pontos importantes na tomada de decisão do voto, momento em que o eleitor coloca nas mãos dos candidatos um cheque em branco para que façam a gestão eficiente do rico dinheiro dos seus impostos.”
Em 2024, das 103 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores no Brasil, 52 terão segundo turno. As eleições acontecem no domingo, 27/10, e o resultado de apuração começa a partir das 17h.
Nas eleições deste ano os Observatórios Sociais contaram com importantes parceiros na disseminação do projeto DE OLHO NAS ELEIÇÕES – VOTO CONSCIENTE. Podemos destacar, além do apoio, a elaboração de Termos de Compromisso construídos em parcerias, adaptados à realidade de cada comunidade. Instituições como OABs, Associações Comerciais, Conselho de Desenvolvimento de Cidades e CDLs apoiaram e fomentaram o projeto em seus municípios, bem como troca entre Observatórios e Termos de Compromisso que incluíram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os populares ODS propostos pela ONU.
Cristina Gomes, que apoia os Observatórios na gestão e operação de projetos via SAO (Serviço de Apoio aos Observatórios), destaca e reflete sobre a campanha DE OLHO NAS ELEIÇÕES – VOTO CONSCIENTE em 2024:
“Boa parte da sociedade, principalmente os mais jovens, estão envolvidos e preocupados com temas como sustentabilidade, ética e transparência. Essa geração de jovens eleitores já nasceu com um celular na mão e tem muito mais afinidade com esses temas do que as gerações anteriores. O Trabalho do Voto Consciente nas escolas faz com que esses jovens sintam que seu voto tem importância, que sua participação pode sim fazer a diferença, e que é necessário observar quais os candidatos estão realmente comprometidos com melhorias para a sociedade, com um futuro melhor! As ações de conscientização contribuem para que esse eleitor empodere-se não somente do seu direito ao voto, mas também de seu papel após as eleições, acompanhando e cobrando os gestores eleitos para que façam uma gestão transparente e apliquem os recursos públicos de forma eficiente em prol de toda a sociedade!”
Da Assessoria de Comunicação OSB
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