O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (21), nos EUA, um protocolo de intenções com o Daugherty Water For Food Global Institute que prevê a troca de experiências para a gestão de recursos hídricos no Paraná. A proposta é que o Governo do Estado replique experiências bem-sucedidas do órgão americano, que é vinculado à Universidade do Nebraska, estado americano que é referência em irrigação sustentável.
O documento, que foi assinado pelo governador e o diretor de Pesquisa do Instituto, Christopher Usher Neale, prevê que a parceria se dará por meio da troca de conhecimentos técnicos. Para isso, estão previstos intercâmbios de profissionais e estudantes, além de parcerias acadêmicas para fomentar a melhoria dos atuais métodos de gestão de recursos hídricos no Paraná, bem como a ampliação dos sistemas de irrigação no Estado.
“O Paraná já é uma referência em geração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, sendo o maior fornecedor do Brasil, além de ser considerado o Estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados”, afirmou o governador.
“Ao buscarmos exemplos daquilo que dá certo, como o caso dos modernos sistemas de irrigação do Nebraska, queremos fazer com que o Paraná também seja exemplo neste segmento”, acrescentou Ratinho Junior. “Ao ampliar as áreas de cultivo irrigadas, podemos aumentar a produtividade dos agricultores ao mesmo tempo em preservamos a água, que é um recurso cada dia mais estratégico no mundo”.
A partir de agora, as tratativas com o órgão dos Estados Unidos serão conduzidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A pasta é responsável, entre outras atribuições, pelo gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos e políticas mineral e geológica.
A articulação do Governo do Estado junto ao Instituto Water For Food está diretamente a outras agendas da comitiva paranaense no Nebraska. Entre elas, estão visitas às multinacionais Lindsay Corporation e à Valley Irrigation, que são referência no segmento, além de uma reunião com o governador do Nebraska, Jim Pillen.
Comments