Os limites físicos, corporais e emocionais que as pessoas cruzam para alcançar um padrão de beleza são insanos. Nós mulheres somos, com certeza, muito mais cobradas do que os homens.
No filme "A Substância", de 2024, Elisabeth (Demi Moore) é uma atriz que já foi muito famosa e bem-sucedida. Com 50 anos de idade, atua como apresentadora de um programa de ginástica na TV e recebe a notícia de que será trocada por uma atriz mais jovem. O motivo da demissão é explicitado: “você envelheceu demais!”.
Elisabeth decide se submeter a um procedimento experimental com uma substância que promete devolver sua juventude. E, de fato, inicialmente ela rejuvenesce. Quem faz o papel de Elizabeth mais jovem é a atriz Margaret Qualley.
Não vou dar spoiler e revelar antecipadamente informações sobre o final do filme. É preciso avisar que a película explora o gênero do terror com cenas grotescas e corporais. O filme é um alerta sobre os extremos (danos físicos e emocionais) que as mulheres se impõem para tentar atender às expectativas sociais.
Esse tema já foi bastante explorado no cinema. Cito apenas um filme, que gosto muito, o Pequena Miss Sunshine, de 2006.
Parece que ainda precisamos de muitos outros alertas sobre o quanto nos distanciamos de nossa essência ao corrermos atrás apenas da satisfação das demandas sociais. Fica a dica, assistam A Substância!
Comments