top of page
Foto do escritorIvana Veraldo

O tempo lento da cidade da cerâmica

Os leitores devem ter notado que fiquei duas semanas sem postar texto. Fiz uma viagem para descansar e, entre outros lugares, visitei Cunha, um município de São Paulo que fica a menos de 50 km de Paraty no Rio de Janeiro.

 

Duas décadas atrás, participei uns 3 anos de um Ateliê de Cerâmica em Maringá.  Dessa experiência e do interesse que ainda preservo por essa arte nasceu a vontade de conhecer essa cidade que, hoje, abriga o maior polo de produção de cerâmica do Brasil.

 

Dentre os mais de 20 Ateliês da cidade, visitei os dois mais importantes. Eles misturam técnicas, inspirações, segmentos e influências extremamente particulares.

 

A cerâmica foi introduzida em Cunha por volta de 1975, com a construção do primeiro forno. Boa parte da população vive da sua produção ou comercialização. As peças são feitas a partir de vários tipos de argila, técnicas diversas e queimas em fornos do tipo Noborigama, a gás, Raku, à lenha e elétrico.



Cunha é uma pequena e pacata cidade. Ali, o tempo é muito mais lento do que nas grandes metrópoles movidas pelo badalo da indústria e do dinheiro. A cadência nessa cidade é a do trabalho artesanal. A arte da cerâmica é passada de geração em geração e a diversidade cultural atravessa essa produção, com origens indígenas e orientais. Cada artista/artesão imprime em suas peças características únicas, que podem variar também pelo uso de diferentes argilas, tipos de queima, múltiplas formas de modelagem e os esmaltes que finalizam as artes.

 

Em Cunha, a velocidade rápida e a ansiedade a que estamos acostumados desacelera/diminui, pois o fazer cerâmico é avesso ao tempo industrial. A produção das peças em cerâmica pede demora, criatividade, cuidado e adaptação.

 


Nos dois Ateliês que visitei conversei bastante com os artesãos e aprendi um pouco sobre as particularidades dessa arte. Fiquei encantada, aprendi muito e comprei lembrancinhas.

Recomendo!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page