A convenção do Partido Democrata começou na segunda-feira em Chicago, com um discurso de despedida do presidente Joe Biden e uma passagem de testemunho para Kamala Harris. O evento, que decorre em Chicago, é o grande momento de consagração de Harris dentro do partido antes das eleições presidenciais de novembro, em que a candidata irá enfrentar o republicano Donald Trump.
Biden insistiu que não guarda nenhum ressentimento sobre a desistência da corrida presidencial, há cerca de quatro semanas, e apelou ao partido para se unir em torno de Harris.
"Cometi muitos erros na minha carreira, mas dei o meu melhor para vocês," disse o presidente norte-americano, recebendo em seguida uma ovação.
Biden, cujo discurso encerrou a noite, aproveitou também para referir os sucessos dos últimos quatro anos, incluindo um aumento nos gastos com infraestruturas.
Disse também que escolha de Harris como candidata à vice-presidência, há quatro anos, foi a primeira decisão que tomou enquanto candidato presidencial e a melhor de toda a carreira.
"Ela é forte, experiente e tem uma integridade enorme," referiu. "A história dela representa o melhor da história americana".
"E como muitos dos nossos melhores presidentes, ela também foi vice-presidente", acrescentou, numa referência ao próprio percurso.
Depois do discurso de Joe Biden, Harris subiu ao palco, acompanhada pelo marido, para abraçar o presidente, num momento de passagem de testemunho.
"Joe, obrigado pela liderança histórica, pela vida de serviço à nossa nação e por tudo o que ainda vai fazer," tinha dito mais anteriormente. "Estamos-lhe eternamente agradecidos."
Comments