top of page
Foto do escritorMarcio Nolasco

Já escolheu seu Candidato? Não jogue seu voto no lixo...

Acompanhando os nomes de alguns candidatos para essas eleições municipais de 2024, principalmente para vereadores(as), encontramos umas "Aberrações", alguns nomes indubitavelmente não tem a mínima condição de serem representantes do povo no poder legislativo, estão mais aptos para o trabalho de Palhaço de Circo, e olhe lá...


Durante o período eleitoral, muito se fala sobre a importância do voto e o poder que ele tem de melhorar a realidade de um bairro, de uma cidade ou mesmo de um país inteiro. Afinal de contas, cada voto importa, e os conselhos mais ouvidos pelo eleitorado remetem, quase sempre, à escolha entre as candidatas e os candidatos apresentados.  


Tenha respeito você, já que não tiveram pelo seu voto - não vote em palhaço para lhe representar no Poder Legislativo de sua cidade.


Infelizmente a cultura politica do Brasil ainda permite que partidos usem de artimanhas para incluírem "Mulas" ou "Puxadores de votos" como candidatos a vereador, somente com a intenção e repito aqui, somente com a intenção de buscarem qualquer quantidade de votos que permitam e ajudem que seja eleito pelo menos 1 vereador em suas chapas. É um processo que em certos casos chega a ser vergonhoso pela qualidade intelectual de algumas pessoas iletradas que são escolhidas, e pela coragem e ousadia que alguns partidos tem em apresentar para a sociedade opções de nomes que deveriam mais concorrerem para humoristas ou Palhaços de Circo.


Presidentes de partidos políticos que acham candidatos no "Balcão do Buteco" ou "pegam qualquer um que passa na rua" e os lançam na disputa para as eleições de vereadores, se mostram, com toda a certeza DESCOMPROMISSADOS com a seriedade deste pleito eleitoral e totalmente fora do contexto politico e respeito que deveriam ter para com a população de seus municípios...


Segundo o TSE - um candidato para vereador deve ter as condições, intelectuais e discernimento para ser a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.


Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Desta forma os partidos políticos e seus presidentes deveriam ter mais respeito com a sociedade no momento de apresentarem seus nomes para candidatos a vereadores nas eleições municipais.


Nas Eleições 2024, você eleitora e eleitor serão responsáveis por eleger candidatas e candidatos aos de vereadores(as). Entre tantas opções, quais critérios utilizar na hora de escolher para onde vai o voto? Confira a seguir seis dicas que podem ajudar a tomar essa decisão.  


  1. Pesquise os históricos profissional e político das candidatas e dos candidatos  


Obtenha informações sobre as pessoas postulantes aos cargos em disputa. Busque saber sobre a carreira, a atuação profissional, o histórico de vida e a conduta perante a sociedade e a Justiça. Verifique se os pretendentes às vagas já ocuparam cargos políticos antes e como desempenharam as funções anteriormente, ou seja, quais foram suas realizações.  


  1. Selecione fontes de informação confiáveis


Ao fazer pesquisas sobre as candidatas e os candidatos, dê preferência para fontes oficiais e meios de comunicação confiáveis. Não deixe de consultar também os sites da Justiça Eleitoral, como a página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DivulgaCandContas, e os portais de notícias do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs).   


Além disso, tome cuidado com as notícias falsas que podem surgir. Na dúvida sobre algo que pode ter sido falado sobre o processo eleitoral durante as campanhas, veja também a página Fato ou Boato, criada para enfrentar a desinformação relacionada às eleições brasileiras.   


  1. Verifique o que as candidatas e os candidatos propõem e busque afinidade de pensamento 


Identifique quais valores você julga mais importantes e quais princípios deseja que seus representantes defendam. Também é relevante refletir sobre o que você quer que seja colocado em prática. Conhecer as propostas apresentadas pelos aspirantes aos cargos pode orientar essa etapa. Os planos de governo estão disponíveis na página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE. 


  1. Entenda as atribuições de cada cargo


Para saber se as promessas da candidata ou do candidato que apoia são válidas, é preciso conhecer as funções do vereador. Dessa forma, é possível perceber se o que está sendo proposto é, de fato, exequível. 


  1. Acompanhe a arrecadação e os gastos de campanha das candidaturas


Observe como as candidatas, os candidatos e as legendas utilizam o Fundo Partidário e o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral).


Verifique quais são os critérios utilizados pelos partidos políticos para a distribuição desses recursos públicos e se buscam cumprir o que dizem as normas eleitorais quanto ao repasse para candidaturas de mulheres e de pessoas negras. Também não deixe de conferir se os limites de gastos estão sendo respeitados.  


O DivulgaCandContas também disponibiliza essas informações, além de consultas relacionadas a doadores e fornecedores, dívidas de campanha e comparativos entre candidaturas.  


  1. Fique atento às propagandas eleitorais 


Não perca a oportunidade de conferir as propagandas eleitorais veiculadas no rádio, na televisão, na internet, além do horário eleitoral gratuito e dos debates, bem como as campanhas eleitorais nas ruas. 


Não perca seu voto com cam candidatos desqualificados que estão sendo usados apenas como "puxadores de votos" pelos partidos políticos. Tenha compromisso e respeito pelo seu voto, com sua família e amigos, e ainda com toda a sociedade de seu munícipio que merece nomes que realmente tem a capacidade e inteligência para nos representar na Câmara Municipal, chega de formamos "fantoches" na politica. - Marcio Nolasco - Analista de Politicas Públicas

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page