Assim caminha a humanidade. Somos VÍTIMAS e VILÕES ao mesmo tempo. A infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais. As crianças e os adolescentes estão em perigo.
Desde 2010 as taxas de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido vertiginosamente. Recomendo a leitura do livro A GERAÇÃO ANSIOSA do autor americano Jonathan Haidt, best-seller n. 1 do New York Times. Ele analisa como a “infância do brincar” foi substituída pela “infância baseada no celular”, acompanhada por uma hiperconectividade que alterou o desenvolvimento social e neurológico dos jovens e tem causado privação de sono, privação social, fragmentação de atenção e vício.
As redes sociais prejudicam mais as meninas que fazem o comparativo e na Internet, todo mundo é rico, feliz, forte, lindo, com roupas maravilhosas, carrões, namorados ricos e elegantes e na realidade, não sobra nada mais do que uma depressão.
E os motivos que levam os meninos a migrarem do mundo real para o virtual, Tem mostrado consequências desastrosas para eles e para as pessoas ao seu redor são imensas.
O governo, os gestores públicos, a escola, os pais, precisam acordar. E acordar, é dar a cor. Isto é dar VIDA. Não é apenas o bem-estar de nossas crianças que está em jogo, mas da sociedade como um todo. A crise da infância e da adolescência também refletem nossa realidade. É preciso um PLANO DE AÇÃO para enfrentar estes desafios.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
• por Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Mais de 5000 palestras realizadas no país e exterior. Contato: gilcler@gilclerregina.com.br
Commentaires