Os 1,3 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná selecionados para o programa Ganhando o Mundo 2025 participaram, nesta segunda-feira (25), de uma das últimas etapas de preparação para a viagem de intercâmbio. O evento, que teve palestras orientativas e motivacionais, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Somente nesta edição do programa, que é a maior da história, o Governo do Estado vai investir, por meio da Secretaria Estadual de Educação, mais de R$ 106 milhões. “É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, afirmou o governador.
Os primeiros embarques acontecem a partir de 2 de janeiro. Ao todo, 150 estudantes viajam para a Irlanda, 150 para o Reino Unido, 200 para a Nova Zelândia, 200 para a Austrália e 500 para o Canadá. Outros 100 estudantes de escolas agrícolas do Paraná viajarão para os Estados Unidos.
“Cada um destes alunos terá uma experiência de vida incrível. Do ponto de vista acadêmico, também será uma grande oportunidade, porque vão conhecer modos de ensino e currículos escolares diferentes. Além disso, eles ainda voltam para o Brasil e compartilham isso com seus colegas, multiplicando o conhecimento adquirido”, disse o secretário de Educação, Roni Miranda.
Todas as despesas são cobertas pela Secretaria de Educação, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas, e a emissão de vistos e documentos. Durante o período do intercâmbio, os alunos também recebem um auxílio mensal de R$ 800.
Comments