Creio, sinceramente, que existe sempre uma conclusão errada a respeito do título desse artigo, de que os jovens cristãos que entram na universidade têm sua fé abalada ou deixam de professar sua fé e acabam se desviando dos caminhos de Deus por causa da universidade.
A afirmação de que ir para a universidade acaba com a fé de jovens cristãos é frequentemente discutida em círculos religiosos e acadêmicos.
A universidade é um ambiente diversificado, onde os jovens são expostos a diferentes filosofias, religiões e sistemas de crenças. Isso pode desafiar suas convicções cristãs, levando alguns a questionar ou até mesmo abandonar a fé, além disso, a carga de estudos, combinada com novas responsabilidades e a necessidade de adaptação, pode levar ao estresse. A pressão social para se adequar a certos comportamentos ou normas pode também influenciar negativamente a vida espiritual.
Outro fator importante é: professores e colegas que são críticos ou céticos em relação à fé podem influenciar a perspectiva dos estudantes cristãos. Debates em sala de aula ou discussões informais podem levar os jovens a repensar suas crenças.
Tudo isso é verdade. O mundo e o ambiente secular em que todos nós vivemos é uma moedora de carne e tem sempre a tendência de acabar com nossas convicções, abalar nossa fé, contestar nossas opiniões e invalidar que somos ou dizemos ser.
O problema, porém, é muito mais profundo do que simplesmente uma exposição em 3, 4, 5 anos (ou mais) de estudo universitário. O problema começa muito mais cedo do que isso e acontece justamente quando nossos filhos e filhas ainda nem tem idade escolar.
A Bíblia afirma, em Provérbios 22.6 o seguinte:
Eduque a criança no caminho em que deve andar,
e até o fim da vida não se desviará dele.
Note algo que em uma leitura natural do texto de Provérbios passa despercebido. Ali está dizendo claramente que se educarmos nossos filhos e filhas no caminho que devem andar eles continuarão firmes nesse caminho e não se desviaram dele. Para deixar claro: se educarmos corretamente eles não se desviarão dele. Se não educarmos corretamente, eles não se desviarão dele.
O que Provérbios está dizendo de forma clara é que a educação que você dá aos seus filhos e suas filhas irá determinar a maneira como viverão os dias quando estiverem adultos, sozinhos, tendo que tomar suas decisões. Qualquer educação que você e sua família proporcionarem para os seus filhos e filhas será determinante - eles não se desviarão dela.
Consegue compreender que o problema não está, em primeiro plano, na universidade? A grande questão é a educação que damos aos nossos filhos e filhas. É essa educação que vai fazê-los permanecer (ou não!) na fé quando forem para a universidade.
Se o seu filho ou filha foi para a universidade e se desviou de sua fé, não quer mais frequentar igreja ou mesmo não professa mais o que sempre pareceu professar, sinto muito dizer isso, mas o problema não está na universidade, mas na educação que ele recebeu em casa, desde o tempo em que ainda não tinha idade escolar.
Em Deuteronômio 6:6-7 está escrito:
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos.
Converse sobre elas quando estiver sentado em casa,
quando estiver andando pelo caminho,
quando se deitar e quando se levantar.
Como você tem vivido a sua fé? A Palavra de Deus está fortemente arraigada em seu coração? Você ensina isso a seus filhos e filhas? Você conversa com eles sobre esta Palavra todos os dias? Quando está descansando você ensina sobre a Palavra de Deus para eles? Quando está caminhando junto com eles nas lidas do dia a dia, você ensina, pondera, exemplifica e vive esta Palavra? Quando eles vão deitar você se dedica a ensiná-los sobre a Palavra? Quando se levantam encontram com você ensinado como viver a fé com perseverança? O ambiente familiar que você tem, que é o ambiente em que seus filhos vivem é esse ambiente educador na Palavra de Deus? Eles veem você vivendo o que diz crer?
Eu poderia fazer muitas perguntas mais, mas creio que já compreendeu o que tenho a dizer não é mesmo?
Lembre-se que enquanto a universidade apresenta desafios significativos para a fé cristã, também oferece inúmeras oportunidades de crescimento e fortalecimento espiritual. Com o apoio adequado e um enfoque proativo, os jovens cristãos podem não apenas manter, mas também aprofundar sua fé durante os anos universitários. A verdadeira questão reside na base da educação e dos valores ensinados a eles desde a infância, preparando-os para enfrentar e superar os desafios da vida acadêmica sem perder a essência de sua fé.
Minha esposa, Auriciene Lidório, que é psicóloga (ela publica artigos aqui também) escreveu um artigo profundo sobre o sentimento de inadequação de jovens universitários. Leia em: Sentimento de inadequação em estudantes universitários: a importância das intervenções precoces.
Que nossa casa seja um ambiente facilitador para nossos filhos e filhas e que eles vejam em nós a fé, perseverança e obediência que dizemos seguir e crer em Deus.
Pr. Gedeon Lidório
Instagram: @gedeonlidorio
E-mail: gedeon@lidorio.com.br
Site: www.teoeduca.com.br
Comments