top of page
2-1600x500px (5).jpg
Foto do escritorMarcio Nolasco

Entrega de mandato na prefeitura, onde esta a transparência?

Atualizado: há 12 horas

Vimos recentemente o dilema pela simples transparência que o Ministro do STF Flavio Dino solicitou aos parlamentares na capital federal, com objetivo de esclarecer como, quando, onde e porque dos valores das ementas parlamentares e as altas verbas destinadas aos redutos políticos dos nobres deputados federais são gastos e usados. Bastou isso para se criar uma quase guerra entre judiciário e legislativo federal por questão de simples transparência com o uso das verbas públicas, nada fora ao que regem as leis... Mais, parece que o Brasil se tornou um país da corrupção generalizada, com repudia nacional em se falar a verdade.


Com longo histórico na política, o magistrado está convencido de que é inconstitucional a maneira como o Congresso se apropriou do orçamento público e transformou a destinação do dinheiro dos parlamentares em caso de polícia.


Entre as ordens dadas à Polícia Federal, ele determinou que se apure a participação de líderes partidários no apadrinhamento de emendas destinadas ao crime, o desvio de verbas, o desperdício de recursos em obras malfeitas e a responsabilidade criminal de políticos nos ilícitos. “Sabemos os nomes de todos os nossos clientes VIPs e famosos”, resumiu o ministro do Supremo sobre a bomba-relógio que deve levar muitos parlamentares para a mira da Justiça.


Venho falando neste espaço sobre política fazem 4 anos, e sempre dando exemplos do certo e justo com o uso do dinheiro que é captado dos impostos municipais e que devem, ou deveriam ser usados de uma forma geral para o desenvolvimento dos municípios e seus cidadãos.



Nesse contexto, estamos neste mês de janeiro de 2025, recebendo principalmente dos novos gestores municipais de nossa região, mais pontualmente de prefeituras das cidades que compõem a AMENORTE, algumas informações que precisam de explicações mais precisas e com maior transparência, como regem as leis da administração municipal assim como as federais.


Em um destes casos, a antiga Adm. Municipal de uma das prefeituras das cidades da AMENORTE, efetuou, segundo a atual administração que assumiu o mandato para 2025/2028, algumas compras e pagamentos que merecem ser verificados e entendidas(os) com mais atenção, principalmente pela Câmara Municipal deste município.


Compras ao valor de R$ 40.001,94 para Secretaria de Assistência Social, que segundo a nova administração alguns produtos não foram entregues e outros não tem explicação o motivo de sua aquisição, veja a seguir:




Ainda em relação aos pagamentos efetuados, essa prefeitura pagou em 5 dias no final do mês de dezembro de 2024 - de 27/12/2024 até 31/12/2024, mais de R$ 1.800.000,00 em compras e serviços com terceiros.



Nessa mesma prefeitura, novamente segundo a administração atual, a antiga administração do mandato finalizado em 2024, fez doação de terreno, imóvel do patrimônio municipal para terceiros.


Bem caros leitores, resta sabermos até quando será pertinente ao que parece, o problema de transparência nas prefeituras brasileiras.


Uma sugestão deste colunista é que os novos vereadores façam REALMENTE os seus papéis e que sejam corajosos em busca de uma fiscalização atuante e na busca das informações verdadeiras e transparentes para a sociedade que lhes deu essa missão com a confiança do voto em seus nomes nas urnas... ISSO SERVE PARA TODAS AS CAMARAS MUNICPAIS INCLUINDO AS DE NOSSA REGIÃO.

Commentaires


sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page