Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos
Uma das coisas mais importantes do mundo corporativo atual é o fato de não haver mais lugar para pessoas ou empresas arrogantes.
Até um tempo atrás, no Brasil, as empresas não tinham muita necessidade de tomar cuidado com esse aspecto, pois a competição era baixa. O cliente ia à empresa de qualquer maneira. As que trabalhavam com redes de distribuição, distribuidores independentes etc. sempre foram e até poderiam ser arrogantes ao extremo. Mas, hoje, as coisas mudaram.
As empresas que vendiam produtos com grande participação de mercado eram, então, incrivelmente arrogantes. E o empresário? Também adotava uma posição extremamente arrogante. Aprender pra quê? Inovar pra quê? Participar de cursos, conferências, palestras, seminários? Pra quê? Ouvir os seus funcionários e proporcionar uma administração realmente participativa são exigências de hoje. A arrogância de achar que "sabe tudo", que é "o bom", que não precisa aprender, que não precisa ouvir clientes e colaboradores, acatar críticas etc. não tem mais vez.
Examine você próprio a sua empresa. Será que você não é uma pessoa arrogante? Você tem o hábito de ouvir? Tem disposição para aprender coisas novas e mudar seus comportamentos? E a sua empresa? Ela tem sistemas para ouvir os clientes? Tem forma adequada de participação dos funcionários nas decisões? Relaciona-se bem com fornecedores e representantes? Ouve o que eles tem a dizer?
Cuidado! A arrogância é o "começo do fim" de pessoas e empresas. Pratique a humildade.
Pense nisso. Sucesso!
Comments