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Educação infantil – a importância de um ambiente escolar bem preparado em nossas escolas municipais

Por: Rodrigo Guimarães


Falamos muito em outros artigos neste portal sobre como devemos ensinar as nossas crianças, qual a melhor metodologia a ser utilizada, como proporcionar experiências relevantes aos pequenos e por aí vai. Entretanto, nos esquecemos de um fator fundamental para garantir o bem-estar e potencializar a capacidade de ensino em uma instituição: o ambiente escolar.


É de extrema importância que as crianças se sintam confortáveis e contem com uma estrutura desenvolvida pensando em cada detalhe do aprendizado. Afinal, a escola é um dos lugares onde os alunos passam a maior parte do tempo, portanto, para mantê-los estimulados, é necessário um ambiente capacitado para tal.

 

Vamos falar um pouquinho sobre os aspectos importantes a serem considerados neste sentido?



Segunda casa


Como mencionado acima, a escola é o lugar onde os alunos passam muito do seu tempo, logo, precisa ser um lugar agradável e bem estruturado. É primordial que os pequenos sintam como se a escola fosse a sua segunda casa. Sentir-se à vontade no ambiente é um estímulo para que eles tenham vontade de frequentar a escola e não se sintam acuados ou desmotivados.

 

Estímulo a criatividade e ao aprendizado


Um ambiente equipado com materiais, cores vibrantes e elementos que estimulem a criatividade faz toda a diferença. Investir na decoração do ambiente, bem como em materiais de estudo, é indispensável para a qualidade do ensino.


Uma sala de aula dinâmica, onde prevalece o “trabalho em equipe”, o cooperativismo, a troca de ideias e o incentivo às atividades lúdicas proporciona o aprendizado completo às crianças. Uma sala de aula toda “séria” e com carteiras enfileiradas, onde o professor é autoritário, pode desestimular, desencorajar e até intimidar os alunos.


Aposte em um ambiente interativo, dinâmico e com ferramentas que tornem possível que as crianças aprendam brincando, solucionando desafios e resolvendo situações reais.

 

Segurança é fundamental


Os papais e mamães precisam ficar tranquilos enquanto seus pequenos estudam, não é mesmo? Garantir um ambiente que preza pela segurança dos alunos é uma obrigação de qualquer instituição de ensino.


Os ambientes da escola devem ser desenvolvidos pensando em todos os riscos aos quais as crianças podem estar expostas, para que as medidas cabíveis sejam tomadas de modo a tornar a estrutura da escola totalmente segura. Além disso, é claro que a supervisão dos pequenos deve ocorrer de maneira integral.

 

Criança precisa brincar!


Brincar também é aprender, sabia disso? Ter um espaço que possibilite atividades diversas é um dos maiores estímulos para que as crianças sintam vontade de ir à escola. Afinal, criança tem mesmo é que brincar!


Brincar estimula o desenvolvimento da coordenação motora, as habilidades cognitivas e criativas, a capacidade de se portar em sociedade, dentre tantos outros benefícios, como por exemplo, proporcionar experiências positivas aos pequenos.


Uma dica é planejar atividades que ajudem no desenvolvimento de alguma das esferas de conhecimento. Por exemplo, brincadeiras que permitam o contato com a natureza, ajuda no desenvolvimento da empatia e do respeito das crianças para com o meio ambiente. Brincadeiras de lógica, desenvolvem o senso cognitivo e a capacidade de resolver problemas. Enfim, existem uma infinidade de possibilidades quando abrimos espaço ao lúdico.


Entender que crianças aprendem com experiências, que precisam de líderes e não figuras autoritárias, que precisam gastar energia e se perder em seu imaginário: essa é a função das instituições de ensino. Somente assim é possível desenvolver cidadãos protagonistas de suas próprias vidas, e assim estes irão garantir o futuro de nossa cidade. Vamos todos juntos!


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Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

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