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Foto do escritorGedeon Lidório

Educação e Teologia: integração ou distanciamento?

Como a educação e a teologia se complementam na formação integral do ser humano? Esta é uma questão que muitos educadores, teólogos e líderes se fazem ao refletir sobre o impacto que essas duas áreas têm na sociedade. No entanto, a resposta não é tão simples quanto parece, pois envolve uma profunda interseção de valores, conhecimentos e práticas que têm moldado a civilização ao longo dos séculos.



A história da educação está profundamente entrelaçada com a teologia. Desde as escolas monásticas da Idade Média, onde monges dedicavam-se ao estudo das Escrituras e à preservação do conhecimento, até as primeiras universidades, como as de Paris e Bolonha, a teologia desempenhou um papel central na formação intelectual. Nesses ambientes, a educação não se restringia à transmissão de conhecimento técnico, mas também à formação moral e espiritual.

 

Outros exemplos: Oxford começou com um centro de estudos religiosos e teológicos (Século XI); Cambridge também foi fundada a partir de pessoas que saíram de Oxford e tem suas raízes na teologia (em 1209). A Universidade de Salamanca (Espanha) começou com uma escola religiosa e desenvolveu-se como um centro de estudos teológicos e jurídicos. Coimbra (Portugal) desde 1290, originalmente estabelecida em Lisboa e seu foco eram o estudo das artes e teologia. Harvard, Yale, Tübingen, Leuven, Edimburgo ... a lista é enorme. A Teologia moldou (para o bem e para o mal!) a educação e a sociedade ao longo dos séculos.

 

As Escrituras foram, por muito tempo, a principal fonte de conhecimento e a base da educação em muitas sociedades cristãs. O estudo teológico não apenas moldou o currículo dessas instituições, mas também influenciou o desenvolvimento de diversas disciplinas acadêmicas, como filosofia, direito e ética.

 

Educar é, em muitos aspectos, uma prática teológica. Isso porque a educação, em sua essência, visa a formação completa do ser humano—não apenas em termos de conhecimento técnico ou científico, mas também no desenvolvimento de valores morais e espirituais. Quando fundamentada em princípios teológicos, a educação vai além da simples transmissão de informações, buscando transformar o caráter e promover o crescimento espiritual.

 

A teologia, que já foi o alicerce de muitas das universidades mais prestigiadas do mundo, tem enfrentado um certo grau de marginalização no meio acadêmico moderno por várias razões.

 

Algumas razões para isso podem ser: Secularização da Academia; Divisão entre Fé e Razão; Pluralismo Religioso; Associação com Dogmatismo; Impacto do Cientificismo; Movimentos Seculares e Antirreligiosos; Mudança de Prioridades Acadêmicas e Desconhecimento e Estereótipos.

 

O caminho percorrido pela Teologia - de formação de base para a educação, agora precisa ser percorrido de outra forma: para ganhar um espaço renovado no meio acadêmico, a teologia pode precisar demonstrar mais claramente sua relevância para os desafios e questões do mundo moderno, bem como engajar-se de maneira mais crítica e dialogal com outras disciplinas.

 

Porém, isso é algo que geralmente Teólogos e Cientistas não tem muita "paciência" para tentar desenvolver.

 

Eu sigo na contramão destas coisas, pois creio na integração entre uma e outra. Quando teologia e educação caminham juntas, elas oferecem uma abordagem mais holística e integrada para a formação de indivíduos.

 

Teologia e educação, quando combinadas, podem oferecer uma formação que vai além do conhecimento técnico e prepara os alunos para serem cidadãos globais, comprometidos com a construção de um mundo mais justo, compassivo e com sentido. Essa visão holística da educação é imprescindível para formar não apenas profissionais competentes, mas seres humanos completos, que vivem com propósito e responsabilidade.

 

Sigamos em frente!

 

Pr. Gedeon Lidório

Instagram: @gedeonlidorio

 

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