Curitiba, PR – Deltan Dallagnol, que lidera as pesquisas para a prefeitura de Curitiba, comunicou hoje sua decisão de não prosseguir com sua pré-candidatura para as próximas eleições municipais. Uma figura central na Operação Lava Jato, Deltan reforçou seu compromisso com a cidade, mas afirmou que neste momento entende ser mais importante se dedicar para a eleição de muitos candidatos íntegros e competentes, pensando em melhorar os quadros políticos brasileiros em 2024 e 2026.
“Depois de muito orar e refletir, sinto que minha missão neste momento vai além de Curitiba e que posso contribuir de modo mais amplo para a renovação política, ajudando a formar e eleger bons candidatos Brasil afora. Servir nunca foi ou será sobre ocupar um cargo. Não buscamos um cargo, mas uma transformação.
O cargo é apenas um possível meio ou instrumento. Servir é sobre fazer a maior e melhor diferença onde ela é mais necessária. É sobre dar a sua melhor contribuição e eu entendo que a minha agora é essa.” - disse o ex-deputado. Em vídeo publicado nas redes sociais, Deltan lembrou da operação Lava Jato, expressando frustração com o seu desmonte, com a corrupção que “ainda é uma realidade”, com a impunidade e com o que chamou de uma nova “era de abusos e arbítrios judiciais”.
Disse ainda que o PT ocupar o governo federal faz o “desafio ainda maior” e que para superar as dificuldades é preciso cultivar uma geração de políticos com paixão pelo Brasil, que lutem por justiça e se dediquem a buscar as melhores políticas públicas para os problemas sociais.
Como embaixador do partido Novo, Deltan tem viajado pelo país ajudando a estruturar e fortalecer o partido Novo para as eleições deste ano e de 2026, um movimento que considera crucial para o futuro do Brasil. Nestes últimos meses, Deltan viajou para cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Pernambuco e Ceará.
Nesse período, Deltan contribuiu para que o Novo fosse o partido que mais cresceu no último ano, saindo da casa de 30 mil para a de 60 mil filiados. Recentemente, Deltan iniciou um projeto piloto chamado "Força-Tarefa", um grupo de treinamento intensivo e mentoria recíproca para candidatos do partido NOVO que se destacaram pelo comprometimento com bandeiras que Deltan defende, como o combate à corrupção e pautas conservadoras, iniciado na última semana.
Este projeto visa fortalecer lideranças comprometidas com o combate à corrupção, a competência e valores na política, que serão candidatos na eleição de 2024. Como embaixador do NOVO, Deltan planeja agora ampliar as viagens pelo Brasil, para inspirar, fortalecer e apoiar novas lideranças comprometidas com uma política limpa e competente, que defenda causas em que acredita, como a justiça, e políticas públicas sobre evidências.
Ao compartilhar o que chamou de “decisão muito difícil”, Deltan reafirmou seu amor por Curitiba, que considera seu lar, onde construiu sua família e carreira, mencionando que foi a cidade que lhe deu especial suporte para conduzir a operação Lava Jato. Apesar de sua decisão de não disputar as eleições deste ano, Deltan expressou o compromisso de não abandonar a cidade, mas sim lutar com seus apoiadores em uma frente mais ampla: “Agradeço imensamente pelo apoio que recebi como pré-candidato em Curitiba.
Ver tantos corações e mentes alinhados com o meu em amar e servir reforçou minha determinação e minha esperança. Quero que saibam que não estou me afastando da luta. Estou escolhendo lutar em uma frente mais ampla e desafiadora e, para isso, eu sigo contando com o apoio de todos vocês.”
Comments