Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos
Seja polido e educado... agora com o prolongamento do horário do comércio de Cianorte, devido as festividades de final de ano, pode ser piegas falar em boas maneiras e em educação (no sentido de cortesia) no atendimento ao cliente. Nem sempre estamos atentos a esses fatores e pagamos caro por isso.
A Toyota do Japão sugeriu aos seus concessionários que fizessem um grande "treinamento de boas maneiras e cortesia" para seus funcionários. "Os funcionários chegaram a se sentir ofendidos quando lhe dissemos que teriam de passar por um treinamento de boas maneiras", comentou um dos diretores da maior concessionária participante. Porém a empresa decidiu dar continuidade ao projeto e agora tem um dos maiores sucessos de vendas e atendimento, segundo os próprios funcionários, que, hoje, reconhecem o valor da iniciativa.
Boas maneiras e educação são essenciais para um bom ambiente de trabalho. Não há quem consiga vender com eficiência em um lugar onde as pessoas se tratam mal, falam alto, trabalham de cara fechada e lidam com os clientes de qualquer jeito ou mesmo rudemente.
Do ponto de vista interno da empresa, propagar as boas maneiras dá resultados espetaculares. Ensina as pessoas a dizer "com licença", "por favor" e "obrigado" ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais sadio e clientes mais satisfeitos com o atendimento.
Da mesma forma, em uma loja ou empresa, onde os funcionários são instruídos a dizer "seja bem-vindo", "É um prazer recebê-lo em nossa loja" consegue diferenciar-se para seus clientes.
Sugiro que você observe como as pessoas se relacionam na sua empresa ou comércio. O clima interno será, sem dúvida, o clima externo, isto é, como sua loja trata seus clientes. É muito raro um dirigente ou gerente que trata seus funcionários com descortesia ter funcionários que tratam clientes com cortesia. Um é fruto do outro.
Chame a atenção das pessoas, mas, principalmente, dê o exemplo para sua equipe, tratando todos com o maior respeito, isso pode mudar o clima em sua empresa e seus clientes irão agradecer. Todos passarão a se respeitar, equipe entre si e juntos passarão a tratar os clientes com cortesia, fazendo-os querer voltar à sua loja, comércio ou empresa.
Pense nisso. Sucesso!
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