A SAGA FUNDHOSPAR: Parte 8 - Arquivo, Inconsistência e Mandato de Segurança Civil
- Marcio Nolasco
- há 9 horas
- 4 min de leitura
"... é uma denúncia infundada e sem argumento coerente para dar prosseguimento a uma investigação...".
Com essas palavras o Presidente da Câmara Municipal de Cianorte em seu discurso na sessão de 14/04/25 mencionou o arquivamento de denuncia contra o Prefeito de Cianorte Marco Franzato.

Essa denuncia se refere a um suposto crime de prevaricação e de quebra de decoro conforme mencionado pelo denunciante, ainda em seu discurso o Presidente da Câmara Municipal de Cianorte afirmou que não permitirá o uso da Casa de Leis de forma a fazerem politicagem e ser usada politicamente. O presidente ainda mencionou em seu discurso "uma reunião". Desta reunião, que tiveram áudios gravados e alguns foram lhe enviados em pen drive anexo na referida denuncia contra o Prefeito de Cianorte, o Presidente da Câmara afirmou que ouviu varias vezes e "foi uma perca de tempo de sua parte".
Caros leitores, essa tal reunião realizada pelo poder executivo de Cianorte e que parece estar gerando muitas dúvidas quando ao que se foi falado e ao que se tem informações agora, também foi filmada, já é alvo de pedido de gravações e entrega destas para o MP - Ministério Público, assim como também consta pedido destes áudios pela Câmara Municipal para analise dos nobres edis.
Ora vejam só, creio que o poder legislativo de Cianorte esteja se equivocando um pouco ou esquecendo de agir, pois, ao que consta, na referida reunião que já "parece ser de desconhecimento de alguns", mesmo já mencionada em Processo Administrativo pelo MP e em sessões na Câmara Municipal de Cianorte, estavam presentes autoridades do executivo, médicos, servidores públicos e integrantes do próprio poder legislativo de Cianorte...
Dessa forma fica a pergunta, se tínhamos na referida reunião membros do legislativo municipal, não seira coerente e muito mais pratico e assertivo o Presidente da Casa questionar para estes participantes do legislativo o que se foi falado nesta reunião? Afinal quem estava na referida reunião, estava representando o legislativo ou se auto representando com alguma determinada prerrogativa? E ainda, estavam autorizados pela Casa de Leis para estarem nesta reunião? E se estavam na reunião por lógica ouviram o que foi falado ou não ouviram? Ora, caros leitores, parece obvio que os nobres vereadores estão tento dificuldades para encontrar a transparência das informações e para que estas venham para a luz da verdade... E o povo cianortense quer saber, quais são estas verdades? Que se revelem ao povo que tem o poder de voto e merece e deve saber a verdade...
Créditos: J.B.Miotto
Refletindo nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Cianorte que vem fazendo um exemplar trabalho junto ao legislativo, fico imaginando se toda essa situação ocorrida na FUNDHOSPAR, até chegando em sua intervenção pelo município de Cianorte, não é apenas causada por atos de "politicagem" ou algum outro interesse talvez até com objetivo singular.
Mandado de Segurança Civil:
Ainda seguindo A SAGA FUNDHOSPAR, neste dia 14/04/25, O PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE CIANORTE 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CIANORTE - PROJUDI A, impetrou ao Prefeito de Cianorte Marco Franzato e a Prefeitura Municipal de Cianorte, um Mandado de Segurança Civil, com objetivos de se requerer uma providência judicial, no que se refere à intervenção na FUNDHOSPAR.
Para pensarmos caros leitores:
O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal determina que:
Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
A primeira parte da frase é linda, não é tudo lindo? Todo poder emana do povo.
Parece que ao povo será dada toda liberdade de decidir como será empregado o dinheiro arrecadado com os impostos do município, do estado e do país, mas todos sabemos que a verdade não é bem assim, e o problema já vem na segunda parte da frase: “que o exerce por meio de representantes”.
Só o fato de termos representantes escolhendo por nós no município, já torna o processo todo menos democrático, e isso nos traz a sensação de que na verdade o que impera é que não escolhemos nada acerca do futuro de nosso país e de nossa região e de nossa cidade pois estamos nas mãos de quem nós escolhemos para nos representar, e de forma certa ou errada, nós escolhemos...
Creio que estamos no momento em Cianorte que nossos representantes parem de fingir estarem trabalhando para o povo! Não se usem de "POLITICAGEM" como dito pelo Presidente da Câmara Municipal de Cianorte e sim que tenham olhos para o processo da democracia, como também da política limpa, que além de ser um sistema mais democrático, ainda traria um benefício financeiro aos cofres públicos municipais muito grande.
Esses recursos municipais poderiam ser alocados em saúde, segurança e educação ao invés de manter essa grande estrutura de políticos e assessores e dezenas de cargos comissionados que em mais de 70% de sua composição só servem aos interesses da "politicagem" que há por aí em cada um dos 5.570 municípios existentes hoje no Brasil.
Mas será que nós cidadãos "que temos todo o poder" estamos preparados para votar em assuntos que mudam a vida de nossa sociedade? Acho que isso será tema para um próximo papo.
Um Burro pode se tornar um político, mas um Político Burro é inadmissível, ai não dá...
É lógico que o presidente quer arquivar , ele ouviu não só os áudios que chegou a todos mas sim a reunião inteira pós estava presente e não quer se comprometer também se fosse uma reunião que se tratava de cuidar realmente da população porque não foi chamado todos vereadores