top of page
236a7e59341bcfaf7ecf8bd6ba51d866.gif

A SAGA FUNDHOSPAR - Parte 6: Para além da Intervenção feita pelo Município de Cianorte

Atualizado: há 5 dias

Se fizermos uma série, quem sabe poderá ser de interesse de algum diretor de cinema e surge mais um filme nacional com possibilidade de concorrer ao Oscar.


Caros leitores, A Saga Fundhospar esta se encaminhando para além das suspeitas e possíveis irregularidades na gestão da fundação hospitalar que levaram para uma intervenção municipal, irregularidades que segundo o Ministério Publico do estado do Paraná, se existem não são de seu conhecimento - conforme oficiado em Procedimento Administrativo Instaurado. pela 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte.


Nesta sessão ordinária de 07/04/25 na Câmara Municipal de Cianorte, tivemos várias situações que deixam clara as questões políticas que envolvem essa Intervenção do Município na FUNDHOSPAR e agora sendo direcionada para o legislativo com muito ruído entre esse poder e o executivo, aja visto os discursos dos vereadores e oficio do Prefeito de Cianorte nº 159/2025.


Câmara de Cianorte
Câmara de Cianorte

Em uma sessão atípica, com a presença de vários secretários municipais e outros servidores públicos - nós da imprensa estamos presentes em todas as sessões e podemos afirmar que os secretários municipais raramente estão presentes, exceto quando acompanham o prefeito na câmara ou quando são convidados, isso é fato... e não se pode dizer o contrário, pois estamos lá sempre presencialmente em todas as sessões.


Em o Vereador Coronel Elias, entrou com requerimento ao executivo municipal solicitando as gravações na íntegra de reunião convocada pelo Prefeito de Cianorte com médicos da FUNDHOSPAR e servidores públicos e até representantes do legislativo municipal. O Ministério Publico também solicitou a entrega destas gravações para a 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte. Para a Câmara Municipal o prazo se encerra hoje 08/04/25.


Postado no site oficial da Câmara Municipal de Cianorte
Postado no site oficial da Câmara Municipal de Cianorte

Em 07/07/25 o Poder Executivo de Cianorte, na pessoa do Prefeito Marco Franzato encaminha para a Câmara Municipal o seguinte ofício: Veja a seguir.


Ofício disponibilizado no site oficial da Câmara Municipal
Ofício disponibilizado no site oficial da Câmara Municipal

O Vereador Coronel Elias fez a seguinte manifestação em 07/04/25, veja:


Ocorre ainda que em 04/04/25 um cidadão cianortense entrou com uma denúncia na Câmara Municipal solicitando a Cassação do Prefeito Marco Franzato, e ao que parece em análise pelo Presidente da Câmara o mesmo não colocou em plenário para votação pois não viu argumentos robustos e concretos para seguir com esse procedimento. Esta situação veio a tona no tema do discurso do Vereador Rafael Araújo em 07/04/25, veja:


Em resposta ao Vereador Rafael Araújo tivemos a palavra do Presidente da Câmara - Vitor Hugo Davanço, veja:


O Vereador Rodrigo Rezende que nos bastidores político de Cianorte recentemente recebeu um "certo recado" por apenas estar cumprindo seu papel de vereador conforme contemplado em regimento interno e nas leis federais, no que refere-se em execução de sua função de fiscalizar, também se manifestou sobre a Santa Casa assim como os demais vereadores em 07/04/25, veja:

Vídeos: Créditos de JB Mioto


Pois bem caros cidadãos cianortenses, temos a cada dia novos acontecimentos na SAGA FUNDHOSPAR, porém não adianta falar em possíveis desvios, irregularidades, intervenção feita com algumas inconformidades como oficiado no Processo Administrativo Instaurado pelo MP, gravações de reunião feita pelo prefeito de Cianorte, atritos políticos que fazem parte de um sistema regime democrático ou se falar que Tereza é mais bela que Maria sem termos comprovações dos reais e VERDADEIROS FATOS, e estes fatos devem vir à luz e ao conhecimento da sociedade, para trazer respostas para muitas dúvidas e algumas perguntas como:


  • Existiram irregularidades na gestão financeira e administrativa da FUNDHOSPAR?

  • Porque os municípios que fazem parte do CISCENOP não solicitaram em anos auditorias sobre o uso do dinheiro publico na FUNDHOSPAR se era seu dever e obrigação?

  • Qual o motivo do conflito entre os gestores municipais dos municípios que fazem parte do CISCENOP, incluindo Cianorte e os gestores da FUNDHOSPAR?

  • Quais os motivos que levaram a não continuidade ao repasse de verbas para FUNDHOSPAR através de nova celebração do Projeto Acesso?

  • O que se tem falado em gravação feita da reunião com o Executivo Municipal, médicos e servidores públicos - algo que possa comprometer os envolvidos?

  • Como partes dos áudios dessa reunião vazou para a sociedade e foi distribuído nas redes sociais e aplicativo de mensagem? Quem vazou? Qual motivo? Claro que quem vazou estava na reunião, áudios não saíram sozinhos desta reunião, ou saíram?

  • Qual o motivo real do atrito entre legislativo e executivo - como causa desta pauta e acontecimentos que levaram a Intervenção da FUNDHOSPAR, se é função do legislativo de FISCALIZAR os atos do executivo assim como o executivo tem o dever e obrigação de manter os serviços de saúde pública em perfeita condição de uso pelos e para os cidadãos?

  • Existe ou existiu algum interesse politico ou pessoal na intervenção da FUNDHOSPAR? Se sim, de partiu e existiu esse interesse? Quando existiu e porque deste interesse?

  • Houve com comprovações e sem suposições, DESVIOS ou MÁ GESTÃO de recursos públicos encaminhados para a FUNDHOSPAR? E PORQUE OS MUNICÍPIOS NÃO PEDIRAM PRESTAÇÕES DE CONTAS NESTES ANOS TODOS JÁ QUE FORAM RECURSOS PÚBLICOS?

  • Caso o MP conclua após as análises das gravações solicitadas, que houve alguma irregularidade, passível de processo civil ou criminal, o Legislativo irá abrir algum processo contra o executivo? - Pois afinal a justiça é para todos como afirmou o presidente do legislativo municipal!

  • E o executivo de Cianorte irá respeitar o pedido da Câmara e vai entregar as gravações que este órgão fiscalizador também solicitou, assim como o Ministério Público?


Sim caros cidadãos, a SAGA FUNDHOSPAR esta em momentos além da intervenção municipal e agora mais que nunca na esfera do sistema político local.


Ainda poderemos ter várias surpresas e ou fatos novos que devem ser TRANSPARENTES e de conhecimento da população, afinal somos nós cidadãos que pagamos por todos estes serviços de saúde pública e precisamos, devemos e temos o direto de saber toda a verdade! Assim como prefeito e vereadores que tem suas cadeiras cedidas pelo eleitorado e seus votos, devem respeito e satisfação para a população. E ainda por outra via se gestores de Fundações sediadas no município, estas que prestam serviços públicos, cometem ou cometeram irregularidades, devem sim responder por seus atos na forma da lei.





Comments


21212121.png
WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page