As eleições municipais podem ser tratadas sob dois aspectos: para a população e para os políticos. Para a população é a esperança de ver seus problemas em termos de saúde, educação básica, segurança, transporte, limpeza urbana, dentre outros, serem resolvidos. Afinal como diz a música: "É na minha, na sua cidade que se começa a ser feliz", pois nas cidades é onde se vive o cotidiano. Portanto, analisar bem as propostas e a vida política de candidaturas à prefeitura e a vereança são fundamentais para que a vida na cidade melhore. De nada adianta, ter legisladores e executivo que não se preocupam em transformar a vida dos habitantes do território, seja na cidade ou no campo.
Para os políticos, entretanto, as eleições municipais tem outro prisma, que é o da continuidade de seu poder político, de seu partido ou de futuros candidatos. Não é à toa que ex-políticos sem cargos ou políticos com mandatos se desdobram em eleger seus indicados ou apoiados. Isso não está errado nem é crime, mas a população precisa começar a identificar o que está pode trás desse empenho todo. Certamente, eles não estão de olho apenas na melhoria da vida nas cidades, mas principalmente na próxima eleição, ou seja, o resultado das eleições municipais poderá significar o fortalecimento ou derrocada desses políticos, mesmo que eles ou elas não estejam na disputa oficial neste pleito.
Ao compreender esses dois aspectos, cabe ao eleitor e a eleitora identificar se aquelas propostas estão de acordo com a sua realidade e as necessidades de sua cidade para melhorar a vida da população de forma inclusiva e não apenas de alguns setores da sociedade ou de determinados locais, como, por exemplo, apenas o centro da cidade, ignorando a existência dos bairros e da periferia das cidades.
Deve-se verificar também o tipo de pauta defendida pelos políticos pois muitas, enganam a população, por demandarem a promulgação de leis federais ou estaduais, até mesmo de código civil e não apenas leis municipais.
Não é tarefa fácil, mas se faz necessária para que sejam eleitas pessoas que, verdadeiramente, estejam interessadas em promover o bem estar em todos os aspectos e para toda a população.
Comments